Quando abrir disputa no Aliexpress?

Com mais de um ano comprando no Aliexpress, nunca havia tido problemas... Até agora!!! E como eu tinha muitas dúvidas sobre abrir disputa no site, vou contar um pouco pra vocês como procedi.

Comprei esse vestido baphooooo pra usar na festa da minha filha. Comprei no dia 09 de Janeiro, com previsão de chegar com até 50 dias após postado, na loja I-mart, código de rastreio RB819566240CN.

Acontece que o número de rastreio enviado pelo vendedor não estava funcionando. A princípio, me mantive "calma", pois já tive muitos produtos que demoraram bastante pra atualizar, mas que deu certo o processo de entrega. Contudo, fui orientada pelas meninas que acompanho no Instagram pra ter um olhar mais atento sobre isso.

Lembrando que a disputa deverá ser feito em último caso. Li muitos relatos de vendedores da China que não querem mais vender pro Brasil em virtude das inúmeras disputas abertas. Uma disputa deverá ser aberta quando 1) quando o produto não chega dentro do prazo (nesse caso, fale antes com o vendedor pra estender o mesmo) ou 2) quando o produto não veio nas condições ofertadas. Aqui abriria exceção pra produtos frágeis, como maquiagem, vidro etc, pois podem ser danificados no transporte, então a culpa nem é do vendedor. Mas, quando o prazo vai expirando e seu produto continua sem o código de rastreio funcionar. O que fazer?

A primeira regra é contactar o vendedor. No meu caso, mandei a primeira mensagem falando que o número do rastreio não funcionava em 28 de fevereiro, ou seja, quase no limite do prazo da entrega. Não espere tanto!! De 3-10 dias após o vendedor enviar seu produto, o código já deveria estar disponível pra rastreio. É importante mandar as mensagens SEMPRE EM INGLÊS. Caso não seja fluente na língua, basta usar um tradutor.

Acontece que nosso vendedor em questão não respondia as minhas mensagens e comecei a estranhar, já que o via quase sempre online. Aqui vale uma observação: converse com o vendedor e, se necessário, peça pra ele estender o prazo de entrega. Isso porque com 60 dias após a compra o Aliexpress dará como encerrada e entregará o dinheiro ao vendedor, então, muita atenção aos prazos.

Se o vendedor não estendeu o prazo e/ou você não recebeu o produto, é hora de abrir a disputa. No meu caso, abri porque o mesmo não me respondeu e o prazo já estava espirando.

Ao abrir disputa, você recebe um e-mail (na conta cadastrada por você) informando que a disputa foi aberta... E não é que o vendedor resolveu aparecer????

O vendedor respondeu algo como: "Prezada Danielle, tenho medo que os correios tenha perdido meu pacote. Isso é muito terrível. Eu devolverei o seu dinheiro. Desculpe por isso. Eu vou assumir a responsabilidade plena e não vou deixar o cliente perder o dinheiro. Anson"






Logo em seguida recebi uma mensagem do Aliexpress no e-mail, informando que de fato o vendedor entrou em acordo e devolverá o dinheiro. O reembolso será feito no prazo de 7-10 dias úteis após o encerramento da disputa.


Rolou até uma certa culpa da minha parte (sou assim mesmo, liga não), mas depois fui fazer uma pesquisa mais apropriada do assunto e descobri algumas coisas interessantes. Uma delas é que o vendedor chinês pode colocar um código de rastreio que não é o código real do seu produto (como assim, minha gente???). Ele pode enviar um código falso, ou inexistente, ou de algum produto que já foi enviado. Aí complica, não é?

Segue algumas dicas então. Primeiro precisamos descobrir se o nosso amigo-vendedor lá do outro lado do planeta nos mandou um código válido e o site que achei mais apropriado foi o 17track (http://www.17track.net/). Clica nele e coloca o código fornecido pelo vendedor.  Veja abaixo como o meu código, enviado pelo vendedor chinês, aparece no site 17track.


Repare que no destino o código aparece como Unknown. Nesse caso, mande imediatamente uma mensagem pro vendedor exigindo o código correto e ameaçando abrir disputa (bote logo pra voar as bandas... kkkkkkkkk).

Quando o nosso amigo chinês de fato enviar o produto, corre lá no 17track pra conferir. Devemos agir "limpo" com os vendedores, mas é dever deles nos fornecer o código correto. No mais, é ficar atento aos prazos, monitorando sempre, e reportar ao Aliexpress qualquer ação de má fé do vendedor.

Um site muito bom que encontrei nessas andanças toda foi o ImportaBrasil. Coloca na busca o nome aliexpress e tem muita gente tirando dúvida e esclarecendo também. Vale a pena ler todo o tópico.

1 comentários:

  1. Como é feita a devolução do valor? Abri uma disputa e o vendedor disse que fará a devolução. Mas como ocorre este procedimento?
    Obrigada!

    ResponderExcluir